ler em outros idiomas / read in other languages

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Evolução da mente





Eu já pensei várias vezes em excluir esse blog por que acho as primeiras postagens muito imaturas. Mas também penso que é uma boa ideia mantê-lo por ser uma das formas de autoconhecimento, escrever sobre as coisas que gostamos. Aprendi que devemos ter muito cuidado com as palavras. Por mais que sejam no meio virtual, elas podem ferir alguém, de alguma forma. Inclusive a eu mesmo.
Até o título do blog foi pensado em um momento de imaturidade. A intenção era a de acrescentar conteúdo que simplesmente causasse constrangimento em um grupo de pessoas. No fundo, nunca gostei de fazer isso. Mas quando me descobri como ateu, só pensava em me vingar de ter sido feito de trouxa pela cultura em que nasci. O amargo ainda não passou, mas eu estava mirando no lugar errado. As pessoas que fizeram e fazem parte do meio onde vivo, também são vítimas dessa cultura. Desde cedo são instruídas à base de crendices e superstições.
Passei a me policiar para estas coisas. Não ver as pessoas como inimigas, mas como vítimas do meio. Ao mesmo tempo, não perder a oportunidade de tentar desembaçar o vidro, ser racional e expor argumentos sólidos.
Mas é claro que sempre acontecerão falhas. Por que não existe o ser infalível(Possivelmente, algum leitor, se coçaria para dizer "Deus"). Sempre haverá problemas no desenvolvimento dos seres racionais. Apesar de todo o poder do tempo na evolução, sempre haverá o pensamento descontínuo, o egoísmo e a condição de impotência imposta pelo meio. Assim como não tenho nenhum real motivo para estar escrevendo, senão pelo puro egocentrismo machucado. Pois todos pensam em si mesmo e tentam, de alguma forma, mostrar algum valor pessoal. O altruísmo, como diria Richard Dawkins, é só uma forma refinada do egoísmo. É tentar, mesmo inconscientemente, mostrar que pode doar mais e fazer da humildade uma medalha reluzente. O caso de muita gente por aí. É muito complicado saber quando está sendo realmente autêntico. Percebemos que alguns estão viciados nisso e só se dão ao luxo de serem humildes quando lhes "rendem mais". Neste caso, o egoísmo é visível. Definitivamente, algo complexo que surgiu da necessidade dos nossos ancestrais de mentir. Um aliado dando falso alerta de perigo só para conseguir um pouco de vantagem sobre um alimento, é um bom exemplo disso.
Com certeza, irei cometer erros, agir imaturamente e fazer generalizações. Mas também tentarei, ao máximo, assumir meus atos.
Para finalizar, a foto do post é do filme "Benny e Joon". Um filme com o "monstro" Johnny Depp, onde relata uma história açucarada de uma garota(Juniper Pearl, Joon) com algum tipo de transtorno mental, mas cuja inteligência e argumentos filosóficos são interessantes, e Sam(Johnny Depp). Resumindo, ambos são estranhos aos olhos dos "normais" e buscam viver uma vida independente do irmão coruja de Joon, Benny(Aidan quinn). Uma bom filme, que une o humor do personagem sátiro de Depp ao fundo artístico e dramático dos demais personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário